Sistema de refrigeração industrial: o que é, 5 tipos e como escolher os equipamentos corretamente

Agustin Aiello • ago. 23, 2022

 

 A refrigeração industrial é fundamental para que diversos segmentos da indústria possam operar. Essencial tanto para garantir a qualidade do produto quanto para o bem estar dos colaboradores, trata-se de um fator indispensável e que demanda muitos cuidados.

 


Da escolha dos equipamentos, como o
tipo de ar condicionado  , à gestão desse sistema de refrigeração industrial , é necessária muita cautela. Por vezes, optar pelo mais barato pode custar caro.

 


Ambientes fabris que operam sob altas temperaturas internas exigem um sistema robusto, principalmente por expor trabalhadores, mas também pela possibilidade de comprometer o próprio maquinário. 

 


Além do ar condicionado,
ventiladores específicos para a indústria  e até cortinas de ar industriais são opções úteis para assegurar um ambiente seguro e confortável. Sabemos que essa escolha pode parecer complexa, e por isso vamos trazer informações fundamentais para te ajudar a entender como compor seu sistema de refrigeração e quais os benefícios de fazer isso corretamente. Acompanhe a leitura.

 

O que é um sistema de refrigeração industrial e como funciona?

 

 Em resumo, o processo de refrigeração industrial é aquele que torna um ambiente mais frio por meio de recursos artificiais .

 


A máquina de ar condicionado puxa o ar quente e o faz entrar em contato com um gás refrigerante em estado líquido. Isso permite o resfriamento do ar para depois soltá-lo novamente no local.

 


Quando combinado a um
ventilador industrial , os resultados são ainda melhores, pois um resfria o espaço e o outro o espalha.

 


O que pode variar de um equipamento de ar condicionado para outro é o tipo de gás usado, a capacidade de filtrar impurezas e a vazão. Enquanto de um ventilador para outro é a potência, área de cobertura, entre outros.

 

ventiladores para sistema de refrigeração industrial

5 tipos de refrigeração industrial que você precisa conhecer

 

Existem muitas opções de sistema de refrigeração industrial disponíveis no mercado. Aqui vamos destacar dois deles, confira!

 

Refrigeração VRF

VRF é uma sigla em inglês que traduzida significa volume de refrigeração variável. Esse sistema funciona com centrais de ar condicionado, como o multisplit. Este sistema é indicado para ambientes médios e grandes com bastante número de pessoas circulando.

 


Ele funciona com uma peça externa conectada às outras, o que permite que
trabalhem separadamente .

 

Chiller

Os sistemas de refrigeração que funcionam com base em água têm esse nome e eles permitem a refrigeração de grandes construções.

 

Geralmente, são os mais procurados para as indústrias porque apresentam
grande potência . Para se ter uma ideia, a medida para verificar sua potência é toneladas de refrigeração (TR).

 

Evaporação

Esse tipo de sistema de refrigeração industrial usa líquidos com pontos de ebulição menores do que o da água. Para evaporar o fluido, ele usa uma fonte de calor, retirada de um corpo quente, que esfria nesse processo.

 

Expansão rápida do ar

A refrigeração industrial que usa a rápida expansão do ar é uma forma bastante simples de alcançar menores temperaturas. Ele usa o conceito da física sobre gases, que explica que quando um elemento gasoso é comprimido sua temperatura aumenta .

 


Em contrapartida, o calor em seu entorno é absorvido quando esse gás comprimido é liberado de forma abrupta, gerando a refrigeração.

 

Sistemas de compressão

Esse sistema de refrigeração industrial também usa a absorção de calor na mudança de estado físico para atingir temperaturas menores. Nessa situação, trata-se da mudança do líquido para o gasoso e nesse processo, usa-se um fluido refrigerante com pontos de ebulição menores que zero .

 


Uma das vantagens desse modelo é que o fluido em forma gasosa pode ser recuperado, mantendo um ciclo de refrigeração.

 

A diferença entre climatização e refrigeração industrial

Termômetro de sistema de refrigeração industrial

Entender a diferença entre ar condicionado e cortina de ar é um primeiro passo para compreender a diferença entre os dois conceitos. De forma geral, a climatização mantém um espaço agradável.

 


Sendo assim, o ar condicionado tem seu papel, mas não é o único responsável por isso. Para deixar um ambiente agradável é preciso mais do que resfriá-lo .

 


Além da temperatura, é necessário manter bons níveis de umidade e quantidade de partículas para que a qualidade do ar seja a melhor possível.

 


Quando falamos de climatização industrial , é preciso um projeto que contemple diversos aspectos. Nele, serão levados em consideração sistemas de exaustão, ventilação e mais .

 


Para que a refrigeração industrial seja feita de forma eficiente, os equipamentos usados para o projeto de climatização precisam contemplar a necessidade da indústria.

 


Se o aparelho for mal dimensionado, o consumo de energia elétrica será maior que o necessário. Se ele for muito potente, estará consumindo mais para trabalhar menos, enquanto a falta de potência fará com que ele funcione com muito esforço.

 

A importância de um sistema de refrigeração na indústria 

 

 O uso dos equipamentos certos para refrigeração industrial permite a conservação do maquinário. Quando bem conservado, será usado em níveis de trabalho seguros e não terá paradas por falhas mecânicas decorrentes do excesso de calor.

 


Dessa forma, garante-se maior vida útil às máquinas, que trabalham na faixa ideal. Além disso, tem-se maior produtividade, já que a produção não precisa parar. Algumas indústrias podem ter seus produtos comprometidos devido às altas temperaturas.

 


Manter a temperatura ideal não só evita prejuízos como também garante a qualidade dos produtos , o que é muito importante para melhorar os resultados e manter um padrão de excelência.

 

Como escolher os equipamentos para um sistema de refrigeração industrial?

Engenheiros discutindo o melhor sistema de refrigeração industrial

 

 Um sistema de refrigeração industrial deve ser projetado considerando diversos fatores do ambiente. O número de saídas e pessoas transitando , os focos de calor, quantidade de máquinas, o tamanho do local, a temperatura e a umidade são alguns exemplos .

 


Uma câmara fria muito grande ou setores como a indústria química precisam de capacidades de resfriamento muito altas, sendo mais aconselhável um Chiller, que atinge menores temperaturas.

 


No entanto, para algumas indústrias de alimentos em que não há enormes focos de calor, a refrigeração VRF pode ser suficiente. Então, o projeto de refrigeração exige um profissional especializado.

 


Para o modelo Chiller, por exemplo, é possível aplicar uma fórmula a fim de chegar à capacidade de refrigeração dele, sendo a seguinte: Q = ṁ x Cp x ΔT .

 

Refrigeração industrial unida à climatização

 Indústrias de alimentos, cosméticos, perfumes e que envolvem produtos químicos no geral exigem maior cuidado. Nesse sentido, as cortinas de ar industriais podem ajudar porque esses materiais são sensíveis e demandam um alto padrão de higiene .

 


Sendo assim, a cortina de ar pode preencher esse desfalque, já que cria uma barreira de ar que impede a entrada de agentes contaminantes mesmo com portas abertas e circulação de pessoas. Nesses casos é imprescindível contar com esse equipamento porque a menor contaminação nesses locais pode acarretar grandes problemas.

 


Para isso, você pode contar com a gente, a Tecnolatina está no Brasil desde 1997, fabricando e distribuindo equipamentos para ventilação e climatização de ambientes, sendo uma das primeiras empresas nacionais no nosso ramo a conquistar o certificado ISO 9001/2000 pela BVQI.

 


Quando falamos sobre qualidade do ar, temperaturas ideais e um espaço higiênico e saudável, estamos falando também da cortina de ar. Além disso, estamos tratando também da preservação da matéria-prima e produtos. Podemos destacar algumas indústrias que se beneficiam disso:

 

  • indústria automotiva;
  • indústria farmacêutica;
  • indústria química;
  • indústria petroquímica;
  • indústria sucroalcooleira
  • indústrias de alimentos;
  • indústrias siderúrgicas;
  • indústrias metalúrgicas;
  • outras.

 


Todas essas indústrias se beneficiam da refrigeração industrial, mas também das cortinas de ar para fazer sua climatização porque permitem que o refrigerador industrial trabalhe com mais folga e menos esforço, o que ajuda na economia de energia, inclusive.

 


Os benefícios da cortina de ar são inúmeros e para as indústrias não é diferente, confira alguns :

 

  • Protege os produtos e embalagens;
  • Evita que o maquinário seja superaquecido;
  • Promove maior controle de umidade.

 


Quer saber qual a cortina de ar ideal para a sua necessidade? Solicite um orçamento agora e fale com um de nossos consultores.

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Mais Posts
Share by: