Tudo sobre ventilação industrial: tipos, funcionamento e exemplos

Agustin Aiello • set. 28, 2021

A ventilação industrial é um sistema mecânico que renova o ar por meio da movimentação do mesmo dentro de ambientes usando ventiladores. É uma solução amplamente usada no meio industrial, principalmente para a remoção de agentes contaminantes.

 

Por retirar substâncias nocivas aos trabalhadores e assegurar um ar mais limpo, a questão da ventilação nas indústrias está intimamente ligada à segurança do trabalho.

 

O sistema é composto por ventiladores centrífugos e axiais, dutos de exaustão e insuflamento, coletores de impurezas, filtros, dampers e abafadores de ruído. Todos esses equipamentos, juntos, ganham ainda mais durabilidade e eficiência quando há uma boa climatização, com cortinas de ar industriais.

 

Para atender diferentes carências, há diversos tipos de ventilação, e todos eles atendem ao mesmo objetivo de melhorar a qualidade do ar interno. Além de garantir conforto térmico, promove segurança aos trabalhadores.

 

Continue lendo nosso artigo para entender como funciona o sistema de ventilação industrial e quais são os tipos que podem ser implementados. Confira.


Qual a relação entre ventilação industrial e segurança do trabalho?

Em indústrias, é muito comum haver a presença de gases, fumaças, vapores, poeiras, solventes e outros tipos de contaminantes prejudiciais à saúde.

 

Por este motivo, um sistema de ventilação adequado é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho e evitar doenças respiratórias ou danos permanentes à saúde dos colaboradores.

 

Esse sistema é essencial para parques fabris que não têm ventilação natural, ou seja, onde não há entrada de ar suficiente que promova a troca de ar determinada pela ABNT.

 

O Ministério do Trabalho aprovou normas regulamentadoras que abordam a exposição dos empregados a esses agentes tóxicos, visando garantir a saúde dessas pessoas.

 

As regras normas tornam o uso do sistema de ventilação fundamental, sendo elas:

 

 

 


Quais são os tipos de sistemas de ventilação na indústria?

Para se adequar às normas, as indústrias podem optar por uma de três alternativas que solucionem a questão da insalubridade, promovam saúde para os trabalhadores e garantam a ventilação para a fábrica. as opções são:


  • ventilação natural;
  • ventilação geral diluidora;
  • ventilação exaustora.

 

Sistema de ventilação natural

A ventilação natural não se trata de um sistema mecânico que envolva dutos, exaustores nem um ventilador industrial. O que acontece aqui é que a estrutura é modificada, por meio de aberturas em paredes, no teto e no piso que permitam a circulação do ar.

 

O objetivo é retirar o ar quente ou contaminado oriundo do trabalho das máquinas e garantir a entrada de ar limpo no ambiente.


Sistema de ventilação geral diluidora

Esse tipo de ventilação funciona como uma brisa que joga para fora o ar contaminado presente no local e, dessa forma, minimiza a concentração de poluentes e agentes prejudiciais à saúde.

 

Sistema de ventilação exaustora ou com exaustão

Este é considerado o sistema de ventilação mais eficiente para prevenir a contaminação do ambiente. Seu objetivo principal é impedir o ar poluído e evitar que os trabalhadores inalem as substâncias nocivas, tendo a exaustão como maior agente de atuação.

 

Os principais objetivos de um sistema de ventilação industrial

Adotar um sistema de ventilação para fábricas é fundamental para garantir a saúde dos colaboradores e se adequar às normas, e entre os benefícios se encontram os seguintes:

 

  • aumenta a produtividade, já que o ambiente de trabalho fica mais agradável;
  • como o ambiente é mais salubre, há menos abstenções;
  • evita que os trabalhadores tenham doenças respiratórios;
  • as equipes têm melhores rendimentos;
  • controla a concentração de agentes nocivos.


Como funciona, na prática, a ventilação industrial?

Como você pode ver, a ventilação para indústrias influencia no bem estar, na segurança e na eficiência do trabalhador, ao retirar do ambiente uma parte do calor e das partículas nocivas à saúde.

 

Para que o controle de contaminantes aconteça é necessário que exista um aparelho de controle de poluentes, como filtros, por exemplo. E, sendo assim, eles precisam ser apanhados e conduzidos para esses equipamentos.

 

Na maioria das vezes, isso acontece por meio de um sistema de ventilação exaustora. Sendo a mais eficiente falaremos um pouco mais sobre ela.

 

O sistema exaustor é composto por:

 

  • captores;
  • sistema de dutos;
  • coletores;
  • ventiladores.


Captores

São eles que vão captar os poluentes. Ficam estrategicamente posicionados para alguma fonte poluente, confinando parte dela e jogando-a para o sistema de exaustão com o mínimo de energia.

 

Sistema de dutos

Os dutos devem ser instalados de acordo com a arquitetura do local e precisa interligar todos os captores. A linha de dutos deve ter o menor comprimento possível para mitigar a perda de carga e assim consumir menos energia.

 

Coletores

Estes são os equipamentos de controle de poluição (ECP) e têm como objetivo reter os agentes nocivos junto da fonte geradora. Seu uso é explicado por vários motivos, entre eles:

  • Evita a poluição da atmosfera próxima à fábrica
  • Evita o risco de fogo se o poluente for inflamável
  • Permite resgatar gases e vapores, caso tenham valor

 

Sistema de ventilação industrial e climatização para a indústria: como funcionam juntos?

Na maioria das vezes, um sistema de ventilação eficiente contará com diversos maquinários para auxiliar na circulação do ar. Para que não haja superaquecimento ou gasto energético elevado, entra em cena o sistema de climatização do local.

 

Equipamentos robustos de ar condicionado e cortinas de ar como a TI8000, potentes para atender espaços amplos de indústrias e galpões, auxiliam a tornar o ambiente mais saudável, tanto para as pessoas quanto para as máquinas.

 

Dessa forma, o maquinário poderá operar em sua temperatura ideal e o consumo de energia será, certamente, reduzido.

 

Quer saber como a Tecnolatina pode ajudar a tornar seu sistema de climatização ainda mais eficiente? Fale com nossa equipe comercial e descubra o futuro das cortinas de ar industriais.

Solicitar contato

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Mais Posts
Share by: