Cortina de ar: o que é, como funciona e para que serve?

Agustin Aiello • mai. 10, 2021

Você provavelmente já entrou em algum estabelecimento comercial e sentiu uma corrente de vento na cabeça ao passar pela porta. Se já aconteceu isso, você se deparou com uma cortina de ar funcionando.

 

Esse dispositivo atua junto ao sistema de climatização para trazer diversos benefícios. Muitos se enganam ao pensar que é um ar condicionado comum, quando, na realidade, sua função é complementar à deste produto.

 

A cortina de ar é um aparelho muito útil para diversos tipos de ambientes, não apenas lojas. Ela atende todo e qualquer tipo de empresa que precisa manter ambientes climatizados com as portas abertas em um local com frequente movimentação de pessoas.

 

As diversas dúvidas e questionamentos acerca da cortina de ar nos motivou a criarmos esse conteúdo. 

 

A seguir, você vai entender como funciona esse sistema, qual é a melhor opção para cada aplicação e todas as vantagens que, poucos sabem, mas vão muito além do controle de temperatura.

 

O que é e para que serve a cortina de ar?

 

A primeira coisa que vem à cabeça ao pensar em climatização são os aparelhos de ar condicionado e ventiladores, não é mesmo?

 

Esse pensamento não está errado. Esses equipamentos são a base para manter a temperatura ideal dentro do local, mas, muitas vezes, podem acabar consumindo muita energia e gerando alto custo na conta de luz.

 

Quando falamos de um ambiente com alto volume de circulação de pessoas, fica ainda mais difícil manter a temperatura interna.

 

É aí que entra a cortina de ar, também conhecida popularmente como cortina de ar condicionado.

 

Trata-se de um equipamento de ventilação que, como o próprio nome diz, cria uma barreira de vento em portas e janelas. Esse fluxo de ar serve para impedir a entrada de ar quente do ambiente externo e a saída de ar frio do ambiente interno, sem precisar isolar o local fisicamente.

 

Confira, na imagem abaixo, como é o funcionamento de uma cortina de ar:

Esquema mostrando o funcionamento da cortina de ar

A barreira de ar age como um isolante térmico, uma vez que não deixa o ar gelado sair. Isso faz com que a temperatura interna se mantenha controlada mesmo com as portas e janelas abertas.

 

Para melhor controle do acionamento da cortina de ar, oferecemos acessório opcionais como fim de curso, que otimiza o consumo energético da cortina pois aciona o equipamento apenas quando a porta do loca estiver abierta.

 

Mas por que não deixar apenas a porta fechada e economizar dinheiro?

 

Imagine que seu estabelecimento permaneça todo o horário comercial com a porta fechada.

Muitos clientes passam pela loja e, ao ver a porta fechada, imaginam que não está em horário de funcionamento. Esse fato pode causar um impacto negativo nas vendas.

 

As portas abertas são muito mais convidativas e deixam o cliente mais confortável para entrar.

 

A cortina de ar substitui o ar condicionado?

A resposta é não. Os dois equipamentos devem atuar em conjunto.

 

Apenas uma cortina de ar não vai manter seu ambiente climatizado, assim como só o aparelho de ar condicionado não garante a temperatura ideal.

 

Quais são as vantagens da cortina de ar?

Há quem pense que esse aparelho serve apenas para manter o ambiente climatizado, esse é apenas um dos benefícios. Confira como a cortina de ar pode ajudar o seu negócio.

 

Economia de energia elétrica

Ao instalar a cortina de ar ideal para o seu ambiente de trabalho, ela ajuda o ar condicionado a trabalhar de forma eficiente com a potência reduzida, o que gera uma economia de até 35% na sua conta de luz.

 

Proteção do ambiente

Além de economizar dinheiro, a cortina de ar protege o ambiente contra poeira, fumaça, insetos, poluição e odores desagradáveis. Ou seja, garante mais higiene e bem estar às pessoas, clientes e funcionários.

 

Maior qualidade do ar

A cortina de ar, quando utilizada junto do ar condicionado, mantém a umidade e o pH do ar controlados. Isso traz uma sensação de ar limpo e agradável para todos que estão no ambiente, além de auxiliar no cumprimento das exigências sanitárias.

 

Aumenta a vida útil de todos os equipamentos eletrônicos

Computadores, servidores, maquinário industrial, equipamentos médicos e até mesmo o ar condicionado melhoram o desempenho com a cortina de ar.

 

Quando a temperatura se mantém sob controle, não há riscos de superaquecimento ou outros tipos de problema com os equipamentos.

 

Instalação rápida e fácil

As cortinas de ar não demandam alterações na estrutura do local. A instalação é simples, feita apenas com a  fixação e instalação das cortinas acima da porta.

 

Para cada tipo de necessidade há um aparelho específico. Quer saber mais? Confira nosso portfólio de cortinas de ar e suas respectivas aplicações.

 

Essas são algumas vantagens de utilizar esse tipo de equipamento no seu negócio.

 

Todas elas, seja direta ou indiretamente, influenciam no rendimento da empresa como um todo. Às vezes em um funcionário motivado, um cliente confortável e também na redução de gastos observada no final do mês. 

 

Onde as cortinas de ar podem ser aplicadas ?

A climatização é essencial em diferentes tipos de ambientes. Em cada aplicação, você verá um resultado diferente e com pontos que se sobressaem para cada função.

 

Veja a seguir 5 aplicações diferentes desse equipamento:

  • comércios e lojas em geral;
  • restaurantes e lanchonetes;
  • hospitais e laboratórios;
  • câmaras frigoríficas;
  • indústria de alimentos.
Manequins em loja de shopping com cortina de ar

Comércios e lojas em geral

A experiência do cliente é completamente diferente quando ele entra em um ambiente mais agradável, limpo e confortável. Ao instalar uma cortina de ar o ambiente se transforma completamente.

Cozinha de restaurante com cortina de ar

Restaurantes e lanchonetes

A primeira impressão nesse tipo de estabelecimento é causada ao entrar. Portanto, é preciso manter o ambiente saudável e protegido para que os clientes sintam confiança na qualidade do restaurante.

Corredor de hospital com cortina de ar

Hospitais e laboratórios

A área da saúde precisa de extremo cuidado para manter ambientes controlados. As cortinas de ar são muito utilizadas para preservar a higiene e a temperatura, além de mitigar riscos de contaminação dos pacientes e profissionais em hospitais e laboratórios.


Câmara frigorífica com cortina de ar

Câmaras frigoríficas

Controlar a temperatura é imprescindível para essa atividade. A cortina de ar é fundamental para garantir as temperaturas obrigatórias para cada estágio da cadeia de frio.

 

As portas não podem ficar fechadas, uma vez que há entrada e saída frequente de empilhadeiras e funcionários dentro da câmara frigorífica, o que faz da cortina de ar um item indispensável.

Armazém de alimentos com cortina de ar

Indústria de alimentos

As fábricas que processam alimentos, laticínios, entre outros, utilizam as cortinas de ar principalmente para manter a temperatura do local, impedir a entrada de insetos, além de conter odores e reduzir significativamente os custos com consumo de energia elétrica.

Como escolher a cortina ideal para o seu negócio?

Agora que você já conhece mais sobre o que é e como funciona esse equipamento, é hora de entender como escolher a melhor opção para a sua necessidade.

 

Há diversos fatores que irão influenciar na escolha. Eles devem ser analisados com cuidado e, se possível, com a ajuda de um profissional qualificado.


Altura da porta

Para criar uma barreira completa é preciso verificar a altura e escolher uma cortina que cubra um tamanho maior do que essa medida.

Só assim será possível garantir que não haverá nenhuma falha no fluxo de ar.

 

Estrutura do ambiente

Como o espaço é distribuído? Existem ramificações de cômodos dentro do local? É um ambiente grande?

 

Essas perguntas são essenciais, pois, dependendo do layout do espaço, a pressão positiva na porta muda e, com isso, a potência ideal da cortina também.

 

Condições meteorológicas da região

Esse ponto tem total influência na escolha da cortina de ar. Por exemplo, se a região de aplicação é em locais com invernos mais severos, você precisará de uma cortina de ar aquecida.

 

Se o prédio é exposto a fortes rajadas de vento, a potência do equipamento deverá ser condizente com a necessidade para que a barreira de vento não seja ‘quebrada’.

 

Tipo de porta

A instalação é diferente em caso de portas automáticas, giratórias, janelas de drive-thru e etc. 

 

Até mesmo a frequência com que a porta fica aberta também deve ser analisada visando a escolha da cortina de ar ideal.

 

Orientação da cortina de ar

É mais comum encontrar cortinas de ar instaladas horizontalmente, na parte superior da porta, para que o vento desça e crie a barreira de ar.

 

Em alguns casos, , porém, se faz necessário o uso da cortina de forma vertical, onde o vento vai de um lado a outro da entrada. O que influencia essa aplicação é o tipo da porta ou janela.

 

Cuidado ao escolher a cortina de ar: o barato pode sair caro.

É muito comum que grande parte das pessoas tenha uma experiência negativa após comprar uma cortina de ar antes de pesquisar. A aquisição de um equipamento mais barato pode gerar prejuízos.

 

Ao comprar uma cortina olhando apenas para o preço, pode ser inadequada para o seu ambiente, perdendo todos os benefícios e funcionalidades principais.

 

Outra dor de cabeça comum é a falta de peças e mão de obra qualificada para a manutenção do equipamento.

 

Escolha sempre produtos com alta distribuição de peças de reposição e conte com profissionais de confiança para fazer a manutenção.

 

Onde encontrar a melhor cortina de ar para seu ambiente comercial?

 

Escolha uma empresa de confiança. A Tecnolatina é especialista em climatização comercial e industrial, com produtos feitos no Brasil e mais de 23 anos de mercado. 

 

Trazemos alta tecnologia e um serviço de alta qualidade para te ajudar a qualquer momento.

 

Contamos com uma equipe especializada para te aconselhar na escolha da cortina de ar ideal e manter a manutenção do seu produto em dia.

 

Todas as peças de reposição são fabricadas em território nacional, o que nos proporciona um amplo estoque para que nossos clientes não tenham dores de cabeça com falta de peças ou altos custos.

 

E se você acha que o equipamento pode prejudicar a arquitetura do local, não se preocupe.

 

Além de ter um design diferenciado, as cortinas de ar Tecnolatina possuem 3 opções de cor: preto, inox e branca. 

 

Quer saber como podemos te ajudar? Solicite um contato com nosso time comercial e conte com a nossa expertise para tirar dúvidas e escolher a melhor cortina de ar para o seu ambiente.

Solicitar orçamento de cortina de ar

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Mais Posts
Share by: