Consumo de energia da cortina de ar: como calcular?

Agustin Aiello • ago. 05, 2021

A cortina de ar é muito eficiente para barrar a entrada de ar quente no ambiente interno. A decisão de instalar esse tipo de equipamento, no entanto, passa pelo cálculo de consumo de energia elétrica.

 

Junto ao sistema de ar condicionado, a cortina de ar vai tornar a manutenção de temperatura e higiene do local ainda mais eficaz. Além disso, há diversos outros benefícios

 

Entre as vantagens, estão a economia de energia e a redução do desgaste de equipamentos de climatização.

 

Isso é possível porque a cortina de ar mantém o ambiente em uma temperatura estável e os aparelhos de refrigeração não precisam trabalhar em potência tão elevada, o quereduz o consumo de energia.

 

É preciso tomar cuidado, porém, na escola do equipamento certo. Alguns aparelhos podem vir a consumir muito mais do que outras, e isso pode impactar diretamente na conta de luz do local.

 

Como entender, então, o custo benefício equal o consumo de uma cortina de ar?

 

Como calcular qual o consumo de energia da cortina de ar

Todo equipamento tem a descrição de sua potência em Watts por Hora (W/h). Logo, para saber o consumo do equipamento, basta multiplicar a potência/hora pelo números de horas de funcionamento ao longo do mês. Assim você encontra o consumo mensal do equipamento.

 

A forma mais simples de fazer isso é multiplicar a potência do equipamento pelo número de horas utilizadas e pelo número de dias que ele funciona, depois dividir por 1000. O resultado será um valor em quilowatts/hora por mês.

 

Sendo assim, a equação para fazer o cálculo de consumo de cortina de ar fica:

 

  • (Potência do motor (Watts) X quantidade de horas usadas X quantidade de dias usado no mês) / 1000

 

Imagine que você tem o modelo de cortina de ar industrial da Tecnolatina TI4510 de potência 380W que fica ligado por 8 horas ao dia, ao longo de 30 dias no mês.

 

O cálculo ficaria assim:

 

  • (380x8x30) / 1000 = 91,2Kw/h por mês

 

O último passo é saber quanto custa o preço do Kw/h na região em que você está localizado. No site da Aneel, é possível se informar sobre as tarifas.

 

Com o valor do Kw/h a R$ 1,30, tomando o exemplo acima, o valor do consumo de energia elétrica da cortina de ar seria de R$118,56 por mês.

 

Para diminuir ainda mais o consumo de energia da cortina de ar, recomendamos o uso de acessórios para acionamento automático. Na Tecnolatina, oferecemos estes acessórios e damos todo o assessoramento necessário para instalá-los de forma correta.

Imagem da equipamento debaixo consumo de cortina de ar TI 4500

Como o consumo da cortina de ar pode ser afetado?

Defeitos ou falta de cuidados com a cortina de ar podem gerar aumento dos gastos com energia.

 

Se o equipamento trabalhar muito sujo, todo o sistema fará mais esforço, o que exigirá mais do motor, que, por consequência, acarretará no aumento do seu consumo.

 

Para evitar que o dispositivo tenha seu desempenho comprometido, é recomendado, ao menos uma vez por mês, uma verificação do equipamento, limpeza e manutenção preventiva, caso seja necessária

 

Os clientes Tecnolatina contam com um suporte ágil e eficiente para ajudá-los na preservação da vida útil do equipamento.



Como a cortina de ar ajuda a reduzir custos

A cortina de ar possibilita gastar menos energia porque, como mantém a temperatura ambiente constante, os equipamentos de refrigeração não precisam fazer tanto esforço para manter o local climatizado.

 

Mesmo com portas e janelas abertas, a máquina cria uma barreira de ar que impede a entrada de influências externas na temperatura e no ar do ambiente interno.

 

O isolamento térmico permite que a temperatura seja mantida sem maiores interferências do sistema de climatização.

 

Ao exigir menos do sistema, as máquinas trabalham com mais ‘folga’, situação que, além de permitir economia, garante que os aparelhos tenham o se tempo de funcionamento estendido.

 

Como as cortinas de ar Tecnolatina ajudam a diminuir os gastos com energia elétrica?

A Tecnolatina está presente no Brasil desde 1997, fabricando e distribuindo os melhores equipamentos para ventilação e climatização de ambientes.

 

Nossas cortinas de ar são produzidas no Brasil e adequadas à realidade das empresas e indústrias brasileiras. Feitas para durar mais, também auxiliam a reduzir os custos com energia elétrica, além de contarem com garantia e o suporte necessário.

 

Para atender o mercado globalizado, buscamos o desenvolvimento intensivo da qualidade, com estratégias Lean Manufacturing que nos permite ganhar competitividade e reduzir custos.

 

Com essa sinergia, somos uma das primeiras empresas nacionais no nosso ramo de atividade a implantar um sistema de gestão de qualidade conforme requisitos da NBR IS09001, e estamos em processo de melhoria contínua.

 

Fale com a nossa equipe comercial e solicite um orçamento para conhecer melhor nossos produtos.

Conheça as cortinas de ar da Tecnolatina

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Mais Posts
Share by: