Vale a pena instalar um sistema de aquecimento de piso?

Agustin Aiello • out. 01, 2020

Se você está procurando por um aconchegante e eficiente sistema de piso aquecido, o aquecimento por piso radiante será a solução ideal.

 

Seja para utilizar o aquecimento de piso como uma fonte de calor primária ou apenas para manter o seu pé mais quente e confortável, temos uma solução eficiente para sua necessidade.

 

Embora não haja como negar que o aquecimento por piso radiante é a maneira mais confortável de aquecer os dedos dos pés, vale a pena ter esse custo extra? Neste artigo vamos discutir as vantagens e desvantagens do aquecimento por piso radiante. Começaremos com os prós e depois passaremos para os contras.


Benefícios do sistema Tecnofloor:


Conforto: Provavelmente a primeira razão pela qual você pensou em instalar um sistema de piso radiante elétrico é pelo conforto, chegar e ter o piso da sua casa aquecido em épocas invernais é prazeroso.

 

Segurança: O sistema de piso radiante da Tecnofloor possui 20 anos de garantia e certificações internacionais como CE, EAC e TUV.

 

Limpeza: O piso radiante elétrico emite um calor considerado limpo, já que não depende de um fluxo de ar (como do ar condicionado), evitando assim a circulação de poeira e outros alérgenos.

 

Flexibilidade: O piso radiante pode ser usado como sua principal fonte de calor ou como uma maneira de adicionar calor suplementar a salas difíceis de aquecer, como o porão, banheiro ou garagem.

 

Acessível (custo benefício) (econômico): O aquecimento de piso elétrico é barato se você o instalar enquanto estiver substituindo ou instalando um novo piso em sua residência. Ao contrário dos sistemas hidrônicos, um sistema de aquecimento elétrico não requer bombas caras ou aquecedores de água, além de não requerer manutenção regularmente.

 

Fácil de usar: A linha de controladores de temperatura para piso radiante da Tecnofloor é o segredo para o ótimo funcionamento do sistema.

 

Contras do sistema Tecnofloor:

 

Custo de Instalação: Ao estimar o custo da instalação, deve-se levar em consideração que você precisará contratar um profissional qualificado para realizar a conexão elétrica do cabo e do controlador de temperatura. Por outro lado, os sistemas à base de água são geralmente instalados durante a fase de construção e incorporados ao projeto de construção ou reforma, geralmente a um custo duas ou três vezes maior do que o da instalação de um sistema elétrico.

 

Tempo de instalação: Como geralmente se aplica argamassa em cima do sistema de aquecimento elétrico, você deve levar em consideração o tempo que leva para a argamassa secar completamente antes que o revestimento do piso possa ser colocado - geralmente pode demorar um ou dois dias. O piso radiante à base de água leva mais tempo para ser instalado, embora isso normalmente não importe muito, já que tende a ser instalado junto com a construção de grandes edifícios ou projetos de renovação. Para o sistema de aquecimento por água, a instalação geralmente é concluída em uma semana.

 

Aumento da altura do piso: como padrão, os cabos de aquecimento aumentam a altura do piso em uma sala em até 5mm, dependendo do sistema escolhido. Além disso, ao colocar placas de isolamento embaixo dos cabos de aquecimento para melhor dissipação do calor, a altura pode aumentar em 10mm. 

No entanto, se gerar altura no ambiente é um problema para você, o modelo T-Manta da Tecnolatina é o modelo ideal, pois ao ser fornecido em cabos mais finos em conjunto com uma rede para fácil instalação, o aumento da altura do piso é muito menor.

 

Resumindo, vale a pena investir em um sistema de piso aquecido?

O aquecimento por piso radiante é uma forma fácil e eficiente de aquecer a sua casa e de manter o seu pé aquecido. Embora o custo de instalação do aquecimento radiante seja maior do que o custo de instalação dos aquecedores tradicionais, existem várias opções disponíveis para se adequar ao seu orçamento e vale a pena ter em mente que o aquecimento por piso radiante valoriza o seu imóvel consideravelmente, comparado com o investimento em adquiri-lo.

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Mais Posts
Share by: