O guia para seleção de cortina de ar: o que preciso considerar?

Agustin Aiello • set. 29, 2020

Sabemos que cada empresa tem suas particularidades e por isso criamos um guia para ajudá-lo a escolher seu modelo de cortina de ar ideal conforme sua necessidade.


O modelo ideal depende de diversos fatores, como altura e largura da porta, layout do ambiente e localização de onde será a instalação.

A questão é: como você pode escolher o modelo ideal de cortina de ar para sua empresa?


Abaixo fizemos uma lista que você poderá avaliar esses critérios de compra, e adquirir a cortina de ar ideal conforme sua necessidade. 


A altura da porta

Cada cortina de ar ou cortina de vento é usada para criar uma barreira de ar na porta do seu ambiente contra intrusos indesejados como insetos, poeira, fumaça ou correntes de ar quente e fria do exterior.


A cortina de ar impulsiona um fluxo de ar pela abertura, criando uma barreira invisível que ajuda a manter a integridade do ambiente interno. Esses benefícios e usos básicos permanecem os mesmos de uma situação para a outra.


O que muda é o tamanho da abertura que a cortina de ar deve cobrir.


Na maioria dos casos, as cortinas de ar são instaladas na parte superior de uma janela ou abertura de porta (embora nem sempre, como veremos mais tarde).


Como tal, é crucial avaliar a altura da abertura para se certificar de que a cortina de ar é suficiente para cobrir toda a lacuna.


Quando você compra cortinas de ar, a altura máxima de instalação deve ser listada entre os recursos ou especificações. O ideal é que essa altura máxima seja um pouco maior do que a altura da abertura que você deseja selar com a cortina.


O comprimento da porta

Para que a cortina de ar cumpra com seu objetivo, deve-se considerar que a saída de ar ou abertura de ar seja igual ou maior que o comprimento da sua porta.


Em alguns casos em que o local de instalação da cortina de ar seja de difícil acesso ou, não houver um espaço mínimo entre o topo da porta e o teto para que a cortina de ar seja instalada na horizontal, existe a possibilidade de colocar o equipamento na vertical.


Para instalações na vertical, recomendamos verificar com um especialista em cortinas de ar se o fluxo de ar do equipamento é o suficientemente forte para chegar ao meio da porta.

O layout do ambiente

Como é o layout do seu espaço? Existem outras portas que dão para dentro ou para fora do ambiente? Existem escadas para um próximo andar? A área em questão é uma sala consideravelmente grande, como um saguão?


Se a resposta a alguma dessas perguntas for sim, você precisará de um modelo mais potente para climatizar o ambiente, pois pode existir pressão positiva na sua porta.


Se houver apenas uma porta interna e ela levar a um saguão relativamente pequeno e fechado, você não precisará de tanta energia.


As condições meteorológicas da sua região

A condição meteorológica da sua região tem interferência na escolha na sua cortina de ar.


Por exemplo, se o seu negócio está no sudeste e sul do país, onde no inverno as temperaturas são mais baixas, você provavelmente precisará de uma cortina de ar aquecida (com resistência elétrica). Se você mora em uma região mais quente, como o nordeste por exemplo, um modelo sem aquecimento fará mais sentido.


Se o seu prédio for exposto a ventos fortes, você precisará de uma cortina de ar de alto desempenho que possa suportar as condições mais adversas.

Design da porta

Observe os tipos de porta que existem no seu local. São portas giratórias manuais padrão? Portas automáticas? Portas de garagem? Portas rápidas? Portas que estão sempre abertas? Janelas drive-thru? Cada um desses projetos requer um tipo diferente de instalação de cortina de ar.

Tipo de negócio

Cada empresa tem uma lista ligeiramente diferente de prioridades quando se trata de cortinas de ar:

  • Restaurantes e cozinha comercial: sua maior preocupação pode ser controle de insetos e poeira.
  • Lojas, shoppings e clínicas: manter um ambiente agradável no estabelecimento e manter a estabilidade do ar condicionado dentro do ambiente.
  • Indústria farmacêuticas, alimentícia e de produtos químicos: para controle de poeira e mudança de temperatura.


Orientação

Você pode encontrar cortinas de ar com orientação vertical e horizontal. Cortinas horizontais são instaladas na parte superior de uma porta ou janela e jogam um fluxo de ar pela abertura.


Cortinas verticais são montadas na lateral da porta ou janela. O tipo de porta ou janela geralmente determinará qual orientação da cortina de ar é a mais recomendada para sua aplicação.



Preferências no design

Se pergunte se você se importa com a aparência da cortina de ar ou como ela se encaixa no seu espaço. A estética é mais importante para empresas voltadas para o cliente, shoppings e especialmente em um ambiente como um restaurante onde a atmosfera e a vibração são bem importantes. Nesse tipo de ambiente, um modelo fino e elegante - ou uma cortina de ar embutida - poderá ser de sua preferência.

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Mais Posts
Share by: