Climatizador industrial: o que é e como funciona?
A climatização de ambientes é fundamental para diversas indústrias que dependem da qualidade do ar. O climatizador industrial é um equipamento que promove a renovação e umidificação do local.
De forma geral, o climatizador funciona como um ventilador industrial aliado a um reservatório e bomba de água, usado para diminuir a temperatura e aumentar a umidade relativa do ar. Isso permite que o ambiente resfrie e que seja feita a manutenção da qualidade dele.
Este dispositivo projeta a massa de ar em um painel evaporativo, que conta com um fluxo de água. Quando o ar passa pelo painel, há troca de calor entre a água e o ar, além da umidificação.
A água evaporada confere maior umidade após resfriar, podendo diminuir a temperatura em até 12ºC. O sistema de climatização pode ser aplicado junto de outros aparelhos para otimizar a ventilação de indústrias com eficiência e segurança.
Ao longo deste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os climatizadores industriais, vantagens e equipamentos adicionais para melhorar o ambiente fabril. Acompanhe a leitura.
O que é um climatizador de ar industrial?
O climatizador para indústrias é um aparelho que refrigera ambientes por meio da umidificação. Ele também promove o aumento da produtividade através do controle térmico. Além disso, ele limpa e purifica o ar ao garantir sua renovação constante.
Como consequência do ambiente refrigerado, o climatizador evaporativo industrial confere mais disposição aos trabalhadores. Com um ambiente agradável, todos ficam mais dispostos a fazer suas atividades.
Trata-se de um equipamento que pode ser aplicado em ambientes pequenos, médios ou grandes. São eficientes para locais com alto fluxo de pessoas e para proporcionar boa distribuição de ar, temperatura e umidade.
Dessa forma, se mostram aliados poderosos para projetos de climatização de todos os tipos e tamanhos.
Como funciona o climatizador industrial?
Ele funciona pela evaporação da água, a qual permite a diminuição da temperatura por meio do contato com a água em estado líquido. Ele acontece através de uma reação endotérmica, que converte água líquida em gás.
Este aparelho atua usando três elementos: água, superfície úmida e uma bomba. A bomba suga o ar e o coloca em contato com a água, o que reduz sua temperatura. A função do ventilador industrial, por sua vez, é distribuir o ar climatizado para o ambiente.
Vantagens do climatizador de ambientes industrial
Esses equipamentos apresentam a vantagem de aumentar a umidade e proporcionar mais conforto a todos. No entanto, essa não é a única vantagem. Confira abaixo os benefícios da utilização de climatizadores na indústria:
- promover a circulação do ar limpo;
- eliminar a fumaça, poeira, germes e odores;
- umidificar, resfriar e filtrar o ar do ambiente;
- diminuir problemas relacionados a doenças respiratória, como bronquite, rinite e asma;
- contornar o arraste de água e nebulização;
- reduzir custos – já que consome menos energia elétrica, aspecto fundamental para contextos industriais;
- baixos custos de instalação e manutenção;
- dispensa compressores, circuitos de alta pressão e condensadores;
- eliminar a eletricidade estática.
Ventilador, ar condicionado ou climatizador: quais são as diferenças e qual utilizar?
As opções mais comuns para fazer o resfriamento de ambientes são os ventiladores, climatizadores e ar condicionado industrial. Cada tipo de equipamento conta com características específicas e, juntos, operam para melhorar o ambiente dentro de uma planta fabril.
Ventilador
Os ventiladores são os mais econômicos e baratos. Entretanto, apresenta um risco às pessoas que têm problemas respiratórios, principalmente, porque não filtra e umidifica o ar. Sozinho, é uma alternativa inicial, mas necessita de outros equipamentos adicionais.
A utilização de cortinas de ar industriais também auxilia a evitar a entrada de odores e pragas no ambiente, potencializando a higienização do local.
Ar condicionado
O ar condicionado é o que mais proporciona conforto, mas também é o que mais consome energia e deixa o ar mais seco. Ainda assim, conta com filtros que podem melhorar a qualidade do ar em vez de apenas espalhar as partículas pelo ambiente.
Climatizador
Os climatizadores de ambientes industriais proporcionam a circulação e umidificação do ar por meio da evaporação de água e seu ventilador. Trata-se do mais econômico e eficiente, além de ser mais leve, o que permite que seja transportado.
O climatizador também é a melhor opção para manter a qualidade do ar. Já que aumenta a umidade relativa do ar, é bom para prevenir problemas com doenças respiratórias.
Tipos de climatizadores
O climatizador vem em diferentes modelos que vão ser mais vantajosos de acordo com a necessidade, as variedades são:
- climatizador industrial;
- climatizador portátil;
- climatizador axial e de teto;
- climatizador de parede.
Climatizador industrial
Estes modelos são mais robustos para conseguir garantir um trabalho bem feito em lugares grandes com muitas pessoas circulando e muitas máquinas produzindo calor. Seu uso neste contexto é bem comum, pois garantem a qualidade do ar, promovem o bem-estar e garantem o armazenamento de produtos com segurança.
Climatizador portátil
Diferente do climatizador industrial, o portátil é destinado para ambientes menores. Ele tem potência e vazão reduzida e, geralmente, não tem abastecimento de água automático. Mesmo assim, é eficiente para casas e escritórios.
Climatizador axial e de teto
Os climatizados axiais de teto são versáteis e eficientes. Eles podem ser instalados em dutos com saída na parede. Eles permitem projetos flexíveis e são econômicos, além de durarem bastante e serem silenciosos.
Climatizador de parede
Este modelo de climatizador é fixado em paredes, sendo bastante eficaz e indicado para trabalhar em lugares maiores, como galpões.
Os melhores equipamentos para a climatização com a Tecnolatina
Há muitos equipamentos importantes para uma climatização industrial bem feita. Os climatizadores são importantes para fazer o resfriamento e umidificação do ambiente, mas este aparelho não funciona sozinho.
Outros dispositivos são necessários para garantir a exaustão e até mesmo otimizar o consumo de energia. Os captores, por exemplo, ficam responsáveis por pegar os poluentes direto da fonte e jogá-los para um duto.
A cortina de ar industrial é outro equipamento importante para qualquer projeto. Ela cria uma barreira de ar que impede a troca de ar e de calor entre os ambientes, além de impedir que poeira, insetos e outros contaminantes entrem.
Como não há troca de calor, os equipamentos de refrigeração trabalham com mais folga, consumindo menos energia, além de aumentar a higiene do local porque não entram impurezas.
A Tecnolatina está no Brasil desde 1997, fabricando e distribuindo equipamentos para ventilação e climatização de ambientes, oferecendo as melhores cortinas de ar do mercado.
Como reflexo de nossa procura incansável de excelência em produtos e serviços, nos tornamos uma das primeiras empresas nacionais a conquistar o certificado ISO 9001/2000 pela BVQI no nosso segmento.
Quer encontrar a cortina de ar ideal para você? Fale agora com um de nossos consultores e descubra qual equipamento se encaixa melhor na aplicação da sua indústria.
Solicite um orçamento agora
e
fale com um de nossos consultores.