Passo a passo: como selecionar um sistema de Traço Elétrico?

Agustin Aiello • out. 01, 2020

 Não há razão para se preocupar quando um sistema de traço elétrico aparece no seu projeto.

 

Basicamente, o sistema de traço elétrico envolve instalar um cabo de aquecimento em uma tubulação, aplicar o isolamento sobre o cabo e o tubo e controlar a potência do cabo.

 

Manter os projetos de traço elétrico simples, geralmente, é a melhor abordagem, o que, por sua vez, mantém o design, a documentação, a instalação e a operação do sistema fácil de usar pode até mesmo reduzir custos com resistências elétricas.

 

Este artigo descreve os requisitos básicos de um projeto de traço elétrico, juntamente com diretrizes para ajudá-lo a simplificar seu design, controle e seleção do cabo, atendendo às necessidades e expectativas dos usuários finais do projeto. 

 

O projeto de traço elétrico em questão é para uma aplicação de manutenção de temperatura que envolve o uso de cabo de aquecimento para substituir o calor perdido através do isolamento da tubulação com a finalidade de manter o fluído dentro do tubo em uma faixa de temperatura específica.

Imagem do funcionamento de um sistema de traço elétrico

Os quatro requisitos básicos de qualquer projeto de traço elétrico são:

  • Todo o sistema de traço elétrico deve ser protegido contra falhas de aterramento de acordo com a norma NR-10.
  • O correto painel de comando deve ser selecionado. (normalmente com CLP).
  • Deve-se determinar a potência de saída do cabo de aquecimento para alcançar a temperatura necessária.
  • O tipo de traço elétrico deve ser selecionado entre os três tipos de padrão que existem na indústria.

 

Esses quatro requisitos podem parecer complicados à primeira vista, mas abordar um projeto de traço elétrico como um processo de três etapas pode simplificar o trabalho.

 

As partes fundamentais de um projeto de traço elétrico são design, controle e cabo de aquecimento. Incluídas em cada parte básica do projeto abaixo estão algumas regras gerais para ajudar em cada etapa ao longo do caminho.

 

Passo 1: Projete seu sistema de traço elétrico industrial

  • Identifique os requisitos de temperatura de cada tubulação junto com as dimensões como diâmetro e comprimento do tubo e do isolamento.
  • Use a tensão mais alta disponível para o cabo de aquecimento. Isso é importante para usar o comprimento máximo de cabo por circuito. Isso também fornece a menor quantidade de circuitos para o sistema, o que o mantém o sistema simples e geralmente reduz custos.
  • Localize pontos de conexão de energia convenientes para conexão de vários cabos. Isso minimizará a montagem de infraestrutura elétrica e a mão de obra.
  • Identifique com um código ou nome todas as conexões do sistema, caixas de conexão e designações de circuitos nos desenhos de instalação e no campo.

 

Observe que o sistema de traço elétrico é eficaz para a manutenção de temperatura, ou seja, o fluído já deve estar aquecido na tubulação. O aumento da temperatura da tubulação é um projeto mais complexo e está fora do escopo do sistema traço elétrico.

 

Etapa 2: Determinando como controlar o sistema de traço elétrico

  • Considere o uso de um painel de comando com disjuntor e controlador de temperatura. Considere criar um desenho do circuito do painel de comando previamente, o que proporciona simplicidade e permitirá a seleção de painéis com disjuntores do mesmo tipo usados ​​na instalação. Combinar diferentes tipos de disjuntores, contatores, controladores, etc., em um painel pode adicionar complexidade e custos desnecessários.
  • Determine quais funções de controle são necessárias. O setpoint de temperatura é a função mais comum. Outras funções comuns incluem alarme no caso de redução de temperatura, alarme para alta temperatura, alarme para baixa corrente e alarme de falha do aterramento. Se a conexão com um sistema de automação predial ou outra rede for necessária, determine quais informações são necessárias para serem enviadas ou recebidas pelo controlador. 
  • Para reduzir o tempo de serviço, selecione controladores já programados. Os controladores personalizados podem aumentar o tempo de entrega do sistema.
  • Sempre coloque os controladores em um local fechado e seguro.
  • Se você estiver instalando o traço elétrico em uma área classificada, tente colocar os controles em uma área não classificada.

 

Etapa 3: Selecione o cabo de aquecimento elétrico ideal

 

O cabo normalmente é selecionado com base no preço, temperatura de manutenção e requisitos ambientais como áreas classificadas ou corrosivas. Normalmente são utilizados ​​três tipos de cabos padrão da indústria.

 

Cabo de aquecimento autorregulável TPA

Esse tipo de cabo possui um custo médio, é mais resistente de potência constante e pode ser cortado em qualquer medida. A amperagem (corrente) e a potência do cabo autorregulável mudam de acordo com a temperatura. Este tipo de cabo possui corrente de pico, o que pode resultar em menos metros de cabo necessário por circuito.

 

Normalmente, este cabo é usado para proteção contra congelamento e manutençao de temperatura de até 165 ° C.

 

Cabo de aquecimento de potência constante TPC

Este tipo de cabo oferece um custo mais baixo, uma faixa de temperatura mais alta e capacidade de corte cada 50 ou 100 metros dependendo do tipo de cabo. O cabo de potência constante tem a vantagem de monitorar a corrente. Normalmente, este cabo é usado na manutenção industrial da temperatura de tubulações. Dependendo do isolamento do cabo, as temperaturas de manutenção podem estar na faixa dos 205°C.

 

Cabo com isolamento mineral TC-AI

Esse tipo de cabo tem um custo mais alto, bem como maior capacidade para altas temperaturas. Normalmente, o cabo com isolamento mineral já vem na medida estipulada de fábrica. O cabo pode ter um revestimento de HDPE para resistência química, uma malha de cobre n ou de aço inoxidável para alta temperatura. Temperaturas acima de 538°C são atingidas com o cabo de isolamento mineral.

 

Independentemente do tipo de cabo de aquecimento selecionado, mantenha estas diretrizes em mente:

  • Se o cabo puder entrar em contato com elementos corrosivos ou outras substâncias, envie as informações químicas a Tecnolatina para seleção do cabo.
  • Sempre peça a ficha técnica do cabo que terá potência, tensão, comprimentos máximo do circuito, classificação da área, kits de instalação, composição do cabo e outras informações que você possa precisar.
  • Verifique a temperatura máxima da tubulação durante todos os processos, incluindo a limpeza a vapor. Use essas temperaturas a enviar as informações para cotação.

 

Felizmente, a Tecnolatina está disponível para ajudá-lo em todo o processo. Cálculos de perda de calor são fornecidos. Você só precisa fornecer comprimento da tubulação, tipos de isolamento e diâmetros. Na Tecnolatina o ajudaremos a selecionar o tipo de cabo necessário para atender a sua necessidade e expectativa.

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Mais Posts
Share by: