Por que investir em um projeto de climatização e como fazer?
Um ambiente com temperatura agradável assegura melhores condições de trabalho para o colaborador, seja em um comércio, na cozinha de um restaurante ou mesmo na indústria. Mais do que isso, também preserva equipamentos e garante otimização no consumo de energia . Para isso, fazer um projeto de climatização é a melhor alternativa, e os benefícios são diversos.
Um projeto de climatização de ambientes aborda
todo o processo de conceber como o sistema de refrigeração (ou aquecimento) funcionará no local
.
Nele, estão listados todos os equipamentos envolvidos, do
ar condicionado
às
cortinas de ar
, visando assegurar o melhor funcionamento possível dos equipamentos. Assim, garante-se um
local confortável e protegido de variações térmica
s.
Além disso, também é ponderado qual o melhor material a ser utilizado, os tipos de filtros, revestimentos e tubulações, por exemplo. Tudo o que puder afetar o bom funcionamento do maquinário ou impactar no projeto, positiva ou negativamente, será considerado neste momento.
A concepção do projeto é feita de forma minuciosa, levando em conta todos os detalhes para garantir que não haja dores de cabeça ou surpresas desagradáveis no futuro.
Além de máquinas de ar condicionado e cortinas de ar, há ainda a utilização de sistemas de desumidificação, ventilação e, muitas vezes, até mesmo de
calefação
– quando o objetivo é o aquecimento.
Por que investir em um projeto de climatização?
Como falamos na introdução deste artigo, a temperatura do ambiente impacta diretamente o na produtividade dos funcionários e também do maquinário no local. Além disso, promove bem-estar aos trabalhadores e garante maior vida útil a muitos aparelhos.
Entre os benefícios de um projeto de climatização bem realizado, ainda podemos listar:
- maior conforto térmico;
- menos gasto com manutenção;
- menor consumo de energia;
- mais qualidade para o ar;
Conforto térmico
Um ambiente agradável é um ambiente produtivo. Quando a temperatura e a umidade do local são mantidos de forma adequada, a empresa propicia o bem-estar do colaborador, que, por sua vez, pode se sentir confortável durante toda a jornada de trabalho.
Menos gasto com manutenção
Quando o projeto é bem planejado, executado e calculado, os equipamentos de climatização trabalham dentro dos seus limites. Ou seja, não há sobrecarga energética, fato que promove maior vida útil de máquinas de ar condicionado, condensadores e outros equipamentos.
Menor consumo de energia
Quando um projeto é mal feito ou nem é feito, o consumo de energia aumenta. Pode acabar acontecendo por optar por um aparelho de refrigeração muito mais potente que o necessário, que vai deixar o ar frio, mas vai consumir muito.
Por outro lado, escolher um dispositivo muito fraco, que trabalha no máximo, não atende às necessidades e ainda consome muito. Projetando de forma correta, você conseguirá encontrar aquele que melhor se encaixa na sua necessidade.
Mais qualidade para o ar
Um projeto de climatização bem feito garante uma boa qualidade do ar. Isso porque todo o processo de purificação, ventilação e umidificação passa a ser mais efetivo, uma vez que os cálculos são feitos visando potencializar o funcionamento de todo o maquinário.
Isso garante o bem-estar de todos, evitando doenças respiratórias e até mesmo as transmissíveis pelo ar.
Como fazer um projeto de climatização corretamente?
Para fazer o projeto corretamente é preciso pensar por partes e seguir alguns passos. Não se trata de uma regra, mas um norte geral do que deve ser feito e todos os projetos terão esses elementos de um jeito ou de outro. Confira o passo a passo:
- coletar informações;
- realizar os cálculos térmicos;
- escolher os equipamentos;
- dimensionar o espaço;
- elaborar relatório e plano de ação.
Coletar informações
Aqui, você precisa saber a
quantidade, altura e largura
de portas e janelas, a extensão da área a ser coberta, o isolamento térmico necessário e até mesmo os tipos de equipamentos que geram calor no ambiente.
Cálculos térmicos
Com base nas informações adquiridas anteriormente, se faz os cálculos para dimensionar os equipamentos e dutos de forma que
não falte potência
e não seja comprometida a capacidade de refrigeração nem seja gasta mais energia que o necessário.
Escolher o equipamentos
É a hora de escolher os equipamentos que se encaixem dentro das necessidades que o seu projeto tem. A Tecnolatina oferece diversas linhas de cortinas de ar para atender todas as demandas. Da linha comercial à linha industrial, você conta com diversas opções e até modelos em inox.
Quer saber mais? Solicite um contato com nosso time comercial e descubra a melhor solução para a sua necessidade.
Dimensionar o espaço
Nesta etapa, é feito o dimensionamento correto dos dutos para que o ar passe por eles de forma segura e eficiente. Isso garante a qualidade do ar , evitando contaminantes, e promove conforto térmico a todos.
Elaborar relatório e plano de ação
Depois de todas as informações serem coletadas, cálculos serem feitos e equipamentos escolhidos, é hora de montar o seu plano de ação. Neste relatório, deve conter todas as informações pertinentes porque ele vai servir de guia na hora de executar as tarefas de montagem de tudo o que está previsto no projeto.
Agora que você já sabe o passo a passo ideal, é hora da ação. Busque sempre um profissional especializado e conte com os equipamentos ideais na hora de formular o projeto de climatização.
Caso tenha alguma dúvida,
entre em contato com nossos consultores e descubra como a Tecnolatina pode te ajudar com os melhores equipamentos em cortinas de ar.