Como fazer a limpeza de uma cortina de ar e porquê é importante
Todo equipamento precisa de manutenção e limpeza com o passar do tempo. Com as cortinas de ar, não é diferente.
Quando estão muito sujas, o seu desempenho acaba comprometido, e o resultado pode impactar diretamente no seu bolso. Por isso, conhecer a importância da limpeza de cortina de ar e contar com um profissional especializado para fazer isso é fundamental.
Conforme a utilização do equipamento, é provável que haja o acúmulo de sujeira e impurezas nos mecanismos. Isso fará com que o consumo de energia elétrica seja mais alto, uma vez que há mais ‘esforço mecânico’ para o seu funcionamento.
Além disso, o barulho emitido pela cortina de ar aumenta e sua eficiência em barrar a entrada de partículas no ambiente interno diminui. Ou seja, a limpeza precisa ser um fator de atenção aos gestores, seja de um ambiente industrial, comercial, em cozinhas e em armazéns ou qualquer outro que utilize esse tipo de equipamento para otimizar a climatização.
Ao longo deste artigo, vamos explicar a importância de fazer a limpeza adequada na cortina de ar, o que pode ajudar a reduzir o barulho e melhorar o consumo, além de mostrar um passo a passo simples de como fazer isso. Confira.
A importância da limpeza de cortinas de ar
Sem a limpeza adequada da cortina de ar, é bem provável que apareçam problemas. Isso porque, quando não está limpo, o equipamento não funciona como deveria.
Os mecanismos internos responsáveis por criar a barreira de ar passam a fazer mais esforço para funcionar, o que aumenta o gasto energético e também aumenta o ruído externo emitido pelo equipamento. Fora isso, ainda há a possibilidade de superaquecimento, falhas e até a quebra de peças internas.
Logo, em um projeto de climatização do ambiente, todo o sistema vai ser prejudicado. O ar condicionado deixa de contar com o auxílio da cortina de ar para auxiliar na manutenção da temperatura, o que ainda pode comprometer outros equipamentos dentro do local.
Além disso, o acúmulo de sujeira também aumenta o nível de impurezas no ar, ponto negativo que interfere diretamente no bem estar de colaboradores e clientes que frequentam o ambiente.
Dicas para evitar problemas com a sua cortina de ar
Para evitar tudo que citamos acima, é preciso ter um cuidado frequente com o dispositivo. Só prestando atenção nele e vendo como está a situação será possível ter noção do que precisa ser feito.
Em algumas situações, é possível que uma pessoa sem conhecimentos técnicos abra a cortina de ar e limpe o necessário com um pano seco. Entretanto, em casos de limpezas mais profundas, é necessário um técnico especializado.
Confira, abaixo, 5 dicas para manter uma manutenção preventiva da sua cortina de ar, que você mesmo pode executar frequentemente.
- Carcaça e rotores precisam estar limpos e sem pó.
- Pano seco é a melhor opção para uma limpeza superficial.
- Não utilize solventes ou detergentes sem conhecer mais sobre o equipamento.
- Aperte parafusos sempre que puder para evitar vibrações excessivas.
- Chame um técnico caso perceba fortes trepidações ou aumento do barulho.
Como fazer a limpeza da cortina de ar?
Agora que já explicamos a importância de manter a limpeza das cortinas de ar sempre em dia, vamos trazer um passo a passo para que você ou sua equipe possam fazer uma limpeza básica recorrente.
Lembre-se: de tempos em tempos, é fundamental contar com um técnico para realizar uma limpeza mais profunda e garantir o bom funcionamento do equipamento.
Confira o passo a passo abaixo para saber como fazer a limpeza da sua cortina de ar.
- Desligue a parte elétrica tirando o fornecimento de energia da cortina de ar – não fique apenas no botão On/Off.
- Procure os parafusos e solte-os, tirando a tampa.
- Tire o conector para livrar a tampa.
- Solte os parafusos que prendem o motor e o rotor; feito isso tire-os da caixa.
- Faça uma marcação nos rotores para saber o lado certo de cada um; invertê-los fará com que o ar seja jogado para a direção errada.
- Limpe a carenagem do equipamento, os rotores e o motor com um pano seco para não danificar a parte elétrica.
- Remonte a cortina de ar seguindo as marcações do rotor e os parafusos certos para cada peça.
- Reaperte os parafusos de fixação para certificar-se no final.
Dica extra: anote em qual peça cada parafuso está posicionado e separe-os. Assim, será mais fácil remontar a cortina de ar após a limpeza.
A importância de bons profissionais e equipamentos
Todo mundo sabe que o barato pode sair caro. Economizar no equipamento ou no tipo de manutenção pode significar um gasto a mais no futuro.
Se o objetivo da cortina de ar é garantir economia de energia, eficiência na climatização e higiene no local, é preciso assegurar que o equipamento vai funcionar efetivamente.
Por isso, na hora de adquirir uma cortina de ar ou contratar um técnico, garanta que está fazendo a escolha certa. Aqui na Tecnolatina, além de investir em tecnologia para trazer equipamentos de alta durabilidade, também contamos com uma rede de profissionais especializados para assegurar o melhor serviço aos nossos clientes.
Desde 1997, fabricamos cortinas de ar de alta qualidade, produzidas aqui no Brasil e com a garantia de entrega reconhecida pelos clientes ao longo dos anos.
Somos uma das primeiras empresas do país, no nosso ramo, a conquistar o certificado ISO 9001/2000 pela BVQI. Esse certificado é o resultado do nosso esforço para nos tornarmos referência em excelência e qualidade.
Se quiser saber mais entre em contato com nosso time comercial, faça um orçamento e conheça o nosso portfólio de produtos.