Câmara fria: o que é e como funcionam câmaras frigoríficas

Agustin Aiello • jun. 07, 2021

A câmara fria, também conhecida comumente como câmara frigorífica, é um equipamento utilizado para refrigeração comercial e industrial.

 

Muitas pessoas se perguntam: para que serve uma câmara fria? Qual a diferença entre freezer e câmara fria? Responder a essas perguntas, no entanto, é fácil.

 

As câmaras frias têm como principal função conservar produtos perecíveis. Diferentemente dos refrigeradores tradicionais, ela se destaca por comportar um volume muito maior de itens e proporcionar controle máximo sobre a temperatura interna.

 

A diferença para um freezer ou refrigerador comum se dá, também, pelo nível de frio no local. Enquanto um equipamento tradicional chega a cerca de 0º, a câmara fria pode resfriar os produtos a temperaturas bem inferiores a -1º, quando necessário.

 

Em vez do espaço limitado de um congelador, por exemplo, é possível criar um ambiente refrigerado sob medida. O tamanho da câmara depende apenas do espaço disponível para sua montagem.

 

É possível encontrar esse equipamento em diversos setores.

 

Há câmaras frias expositoras para carnes e bebidas, que podem ser encontradas até em hipermercados. Grandes companhias também utilizam câmara fria industrial para armazenar matéria prima – no caso da agroindústria – e até mesmo produtos farmacêuticos.

 

A possibilidade de ter um fluxo de pessoas circulando pelo ambiente climatizado é outro benefício. Há a possibilidade de deixar o ambiente com as portas abertas desde que haja um sistema de refrigeração com cortinas de ar, que ajudam a manter a temperatura interna.


Como funciona uma câmara fria?

As câmaras frias são constituídas por um compressor, uma unidade condensadora, evaporadores e ventiladores. Juntos, todos esses dispositivos são responsáveis por garantir a uniformidade da temperatura dentro do espaço.

 

O controle de temperatura é todo digital e possui alta precisão com o auxílio de um termostato, o que se faz fundamental principalmente no setor industrial.

 

Cada item tem sua respectiva função no funcionamento da câmara frigorífica.

 

  • O compressor suga o ar aquecido do evaporador e o envia para o condensador, onde ele será transformado em líquido, aumentando a temperatura do gás;
  • Dentro do condensador, o calor será transferido e condensado por fluidos de refrigeração;
  • O evaporador juntará todo o fluído para, enfim, torná-lo gás novamente e dar sequência ao ciclo;
  • Por fim, os ventiladores levam o ar refrigerado para o ambiente.


Qual a temperatura ideal para a câmara fria?

Essa questão não pode ser respondida de forma direta. Isso porque depende totalmente de qual tipo de produto será armazenado dentro dela.

 

Câmaras frigoríficas para resfriamento de carnes, por exemplo, devem manter temperaturas entre -4ºC e 0ºC, segundo estudo da UNESP.

 

Ambientes em que serão armazenadas bebidas, por outro lado, não podem chegar a níveis tão baixos. O ideal é manter em torno de 0ºC e não correr o risco de congelamento.

 

Já as câmaras frias para gelo devem se manter abaixo dos -10ºC justamente para não haver descongelamento do produto.

 

As diferenças entre câmaras de resfriamento e congelamento

Quando falamos desse equipamento é importante destacar que existem diferenças básicas entre os dois tipos de câmara fria: para resfriamento e para congelamento

 

A diferença está no nível de temperatura que atingem, como os próprios nomes sugerem.

 

As câmaras de refrigeração costumam ser utilizadas para outros produtos que necessitam de temperaturas próximas a 0°C, similar às funções de geladeiras convencionais. Nesse caso, estamos falando de câmaras frias para bebidas e carne, por exemplo. 

 

Já as câmaras de congelamento conseguem atingir temperaturas mais baixas, algo em torno de -20°C.

 

Um bom exemplo são os containers de câmaras frias – ou containers frigoríficos , muito utilizado para o transporte de cargas congeladas.

 

Vale ressaltar que ambos os equipamentos, seja de refrigeração ou congelamento, são configurados para manter os produtos já resfriados ou congelados. 

 

Desse modo, o produto entra resfriado para se manter resfriado ou o produto entra congelado para se manter congelado. 



Os setores e suas aplicações para câmaras frigoríficas

É comum as pessoas pensarem que as são utilizadas apenas no setor alimentício. Isso é plausível, já que é comum encontrá-las em mercados, padarias e açougues.

 

Porém, estamos falando de um equipamento com ampla utilização em todo o Brasil, para diversos segmentos, setores e aplicações diferentes.

 

Confira alguns exemplos abaixo:

  • câmara fria para vacinas e medicamentos;
  • câmara fria para banco de sangue e materiais hospitalares; 
  • câmaras frias para a indústria automobilística – conservação de produtos inflamáveis; 
  • câmaras frias para necrotérios; 
  • caminhão de câmaras fria para transporte de alimentos congelados.

 

Como você pode perceber, sua utilização é muito mais vasta do que apenas o setor alimentício.

 

De modo geral, as câmaras frias são utilizadas para o armazenamento de grandes quantidades de produtos que necessitem de resfriamento ou congelamento.

Engenheiro checando o funcionamento de equipamentos em câmara fria

Cortina de ar é um item indispensável para câmaras frias

Já entendemos o que é, aplicações e vantagens da câmara fria.

Porém, mesmo se tratando de um equipamento de alta qualidade, ainda é possível maximizar seu desempenho de uma maneira muito simples. 


Estamos falando da utilização da cortina de ar. Esse equipamento auxilia o controle de temperatura, criando uma barreira de ar nas portas e possibilitando o fluxo de pessoas e cargas para dentro e para fora do ambiente sem a perda do ar refrigerado.

 

Além disso, o equipamento ainda evita a entrada de insetos, poeira e qualquer outro tipo de micro partículas que possam interferir na qualidade dos produtos armazenados. 

 

Contudo, o benefício mais atrativo que a cortina de ar traz para algumas empresas é o consumo de energia que o dispositivo possibilita.

 

Isso ocorre porque a cortina de ar evita que os motores da câmara fria trabalhem em sua capacidade máxima, podendo gerar uma economia de energia de até 35% nas contas de energia. 

 

Diante dessa necessidade, a Tecnolatina se destaca no mercado, distribuindo as melhores opções em cortinas de ar industriais e comerciais.

Há mais de 20 anos no mercado nacional, entregamos o que existe de melhor em cortinas de ar e componentes elétricos para a manutenção de ambientes industriais climatizados. 

 

Tudo isso com a mais alta tecnologia e um atendimento especializado para entender suas necessidades e encontrar as melhores soluções.

 

Quer saber como a Tecnolatina pode fazer a diferença no seu negócio? 

Entre em contato com nosso time comercial. Vamos ajudá-lo a otimizar seu sistema de câmaras frias e maximizar a eficiência energética do seu negócio.

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Mais Posts
Share by: