O que pode causar barulho na cortina de ar? Descubra como identificar problemas
A cortina de ar é um equipamento fundamental para a climatização e proteção de ambientes comerciais e industriais. Porém, assim como qualquer outro equipamento, é preciso manutenção periódica e preventiva para evitar perda de eficiência e outras complicações.
Uma das questões que mais chama a atenção é o barulho em cortinas de ar após o uso frequente durante certo período de tempo. Muitas vezes, em vez de uma cortina de ar silenciosa, empresas acabam percebendo que adquiriram um equipamento que gera muito ruído, o que acaba perturbando o ambiente e incomodando quem trafega pelo local.
Mas o que pode causar esse problema? É possível resolvê-lo sem precisar chamar um técnico? Ao longo deste conteúdo, vamos responder a essas e outras perguntas que você, provavelmente, está se fazendo ao ouvir o barulho do seu equipamento.
O que pode causar o barulho da cortina de ar?
O primeiro passo é tentar se lembrar: quando foi a última vez que você fez uma manutenção? Na maioria dos casos, o barulho da cortina de ar pode acontecer por três motivos:
- acúmulo de sujeira;
- parafusos frouxos;
- peça com mau funcionamento.
Para o primeiro problema, uma simples limpeza da cortina de ar pode resolver a situação. Se há uma rotina de higienização no equipamento, no entanto, o motivo deve ser outro.
Com o tempo de uso, alguns parafusos podem afrouxar naturalmente, ou rolamentos desgastarem, gerando trepidações e, consequentemente, ruídos anormais na sua cortina de ar.
Uma rápida checagem e o aperto dos parafusos é o caminho ideal, mas lembre-se de que, se for preciso abrir o equipamento, chame um profissional qualificado para o serviço.
Caso o barulho não esteja sendo gerado por nenhum dos problemas citados acima, a questão pode ser mais complicada. Alguma peça pode estar com mau funcionamento, fato que pode, inclusive, prejudicar a eficiência e até aumentar o consumo da cortina de ar.
O problema persistiu? Entenda o que você deve fazer
Como mencionado acima, é sempre recomendado contar com um técnico especializado para quaisquer ações envolvendo o equipamento. Para evitar problemas maiores, no entanto, há medidas rápidas que podem ser feitas internamente para atenuar os problemas ou até mesmo resolvê-los momentaneamente.
A limpeza recorrente, assim como a verificação dos parafusos, é o primeiro passo. Se isso não solucionar o ruído, preste atenção na velocidade da cortina de ar.
Quando o equipamento reduz sua velocidade e emite barulhos anormais, é possível que o problema esteja no motor. Ao fazer mais esforço do que o comum e, mesmo assim, não atingir a velocidade correta, há o risco de queimar a qualquer momento.
Se esse for o caso, é indispensável o contato com um técnico profissional para verificar a situação do equipamento. Mesmo que você não possua uma cortina de ar Tecnolatina, conte com nossa rede de especialistas para te ajudar. Entre em contato conosco e solicite uma visita técnica.
A importância da manutenção preventiva para uma cortina de ar silenciosa e eficiente
A manutenção preventiva é aquela que é feita periodicamente e corrige falhas antes que problemas aconteçam. Dessa forma, auxilia a proteger o equipamento e também a evitar riscos e prejuízos maiores.
Além disso, a manutenção preventiva permite maior produtividade, já que com os equipamentos sempre no seu melhor estado, ele funcionará com performance total. Dessa forma, a higiene, a qualidade do ar e a temperatura, além do baixo consumo de energia, estão sempre garantidos.
A necessidade de equipamentos cada vez mais duráveis e com garantia estendida, para ambientes comerciais e industriais, nos motiva a investir em tecnologia e materiais de qualidade em todas as cortinas de ar Tecnolatina.
Quer conhecer nossos equipamentos? Solicite um orçamento e descubra nosso portfólio completo para o seu negócio.