Os 6 principais tipos de exaustores comerciais e industriais

Agustin Aiello • set. 19, 2022

O exaustor é um equipamento essencial para diferentes ambientes, de residências a cozinhas e indústrias. Por isso, há diferentes tipos de exaustores disponíveis, sendo o axial, centrífugo e o radial os mais conhecidos.


Entender qual é o melhor modelo de exaustor para a sua necessidade, no entanto, é fundamental para escolher corretamente o dispositivo que vai compor o
sistema de exaustão .


Esse equipamento é usado para garantir o conforto térmico e a qualidade do ar no ambiente. Em projetos de climatização para parques fabris, funcionam em conjunto com ventiladores e aparelhos de
ar condicionado industriais para garantir temperaturas mais agradáveis. 


Nas mais diversas indústrias, a
qualidade do ar e a temperatura precisam ter níveis saudáveis para garantir o bem-estar dos trabalhadores. Dessa forma, projetos de climatização são colocados em prática para cumprir com todas as normas.


Além disso, um ambiente com ar poluído e muito quente ainda pode danificar o maquinário, reduzir a capacidade de produção da fábrica e até mesmo gerar custos maiores com manutenções. Em casos mais extremos, causam paralisações que impactam diretamente na produção.


Já quando falamos sobre ambientes de cozinha – em restaurantes – e locais residenciais, como churrasqueiras,
os exaustores desempenham a mesma função , mas com uma potência reduzida. Ainda sim, são alternativas indispensáveis para que as pessoas consigam permanecer no estabelecimento.


Ao longo deste conteúdo, vamos explicar o que são exaustores industriais e domésticos, apresentar os diferentes tipos e trazer dicas para te ajudar a escolher o equipamento certo. Acompanhe a leitura.

Tipos de exaustores axial industrial

O que é um exaustor e qual a sua função?

 

São equipamentos que eliminam o calor, poeira, gases, odores, impurezas e inúmeras outras substâncias tóxicas do local . Tratam-se de máquinas instaladas no teto ou em pontos altos do ambiente para fazer a substituição e renovação do ar .

 


Geralmente, os exaustores são usados em áreas que têm pouca ou nenhuma circulação de vento. Ajudam a manter o espaço agradável ao distribuir massas renovadas de ar , com função semelhante à dos ventiladores, mas com algumas diferenças técnicas.

 


Com a crescente necessidade de melhorar a climatização industrial , os exaustores passaram a ser equipamentos ainda mais necessários. As fábricas, por sua vez, precisam investir para assegurar melhores condições de trabalho aos colaboradores com sistemas completos que não apenas adequem a temperatura ambiente, mas também eliminem impurezas, odores e riscos à saúde.

 


Os ramos industriais que precisam dos exaustores são:

 

  • químicas e petroquímicas; 
  • automobilísticas;
  • médicas;
  • indústria de alimentos;
  • entre outras.

 


Além destes, cozinhas industriais e profissionais também são ambientes que precisam contar com esses dispositivos, de acordo com as normas da ABNT NBR 14.518 .

 

Os principais tipos de exaustores, industriais e domésticos, e seus exemplos

 

Sistemas de exaustão são importantes para diversas aplicações. Seja em residências, cozinhas ou, principalmente, nas indústrias, ‘traduzem’ a necessidade de vazão em exigências a serem cumpridas com auxílio dos equipamentos certos.

 


Quando falamos especificamente dos exaustores, a categorização é por necessidade de potência e pequenas diferenças com:

 

  • exaustor doméstico;
  • exaustor industrial.

 

tipos de exaustores residenciais para banheiro

Exaustores domésticos para cozinhas e banheiros

 

São instalados em locais que exigem a renovação do ar ou que têm pouca ventilação. É o caso de cozinhas e lavabos, por exemplo, que, se não possuírem esse equipamento, tornam-se desagradáveis.

 


Os exaustores domésticos para cozinhas podem ser do tipo integrável, chaminé ou sem tubulação. Os integrados ficam debaixo de fogões, com tubos nas paredes ou teto, e expelem as impurezas para fora da casa.

 


Já aqueles que são do tipo chaminé – os mais comuns no Brasil – ficam logo acima do ponto de calor e poluição, estando conectados diretamente ao exterior do espaço. Enquanto isso, os de formato sem tubulação têm filtros de ar para oferecer ar renovado para o ambiente sem usar tubos.

 


Ainda no ambiente residencial, o exaustor doméstico para banheiro garante um ambiente agradável, principalmente em lavabos em que não há janelas. Além disso, o vapor do chuveiro  também pode causar mofo, oferecendo riscos às vias respiratórias .

 


Nesse tipo de local, os três tipos de exaustores mais utilizados são o de teto, o embutido e o de parede. O primeiro é o mais comum, feito para descartar o ar poluído através de dutos ligados ao telhado.

 


O modelo embutido é semelhante ao de teto e pode ter múltiplos pontos de escape, além de ser mais discreto e silencioso. Por fim, o exaustor de parede é usado para banheiros em que não existe acesso direto ao telhado e, por conectar o lado de fora ao de dentro pela parede, exclui a necessidade de tubulação .

 

Conheça os 6 tipos de exaustor industrial mais comuns

 

Mais potentes que os domésticos, esses equipamentos são extremamente importantes para um sistema de exaustão. Indústrias que não investem em soluções deste tipo dentro de suas plantas podem ter sérios problemas.

 


Quando esses aparelhos industriais não são instalados, os trabalhadores estão expostos ao calor excessivo e ao ar contaminado e de baixa qualidade. Isso pode levar a doenças respiratórias, mal-estares, desmaios e muito mais.

 


Se uma doença se agravar ou um acidente acontecer por esse motivo, as empresas podem ser processadas. Por isso, é essencial garantir a reciclagem do ar quente e poluído, com os diferentes tipos de projeto de climatização e equipamentos certos.

 


Abaixo, listamos os 6 tipos de exaustores industriais disponíveis no mercado :

 

  • exaustores axiais;
  • exaustores axiais de transmissão;
  • exaustores axiais de parede;
  • exaustores axiais de telhado;
  • exaustores centrífugos;
  • exaustores eólicos.

 

Exaustores axiais

 

Sejam de teto ou de parede, têm alta resistência mecânica e são leves. Eles são eficientes na remoção de bolsões de ar quente, independente do modelo empregado.

 


Caso seja escolhido o axial de parede, é necessário que ele seja instalado o mais alto possível , já que o ar quente sobe. Ele pode ser aplicado em galpões e os mais diversos tipos de indústrias que produzem gases e calor.

 


Exaustor axial de transmissão e axial industrial de transmissão

 

 O tipo transmissão tem o acionamento por polias, visando impedir que o motor influencie no fluxo de ar. Ele é aplicado em locais de correntes com altas temperaturas e partículas, sendo eficiente para a projetos de exaustão e ventilação industrial no geral.

 


Quando no modelo industrial, esse equipamento é fabricado em dimensões maiores para suprir a demanda de plantas fabris. A carcaça dele é mais resistente e seu diâmetro varia entre 40 e 100cm .

 


Como algumas indústrias produzem muitas partículas, o estudo de quais dimensões empregar deve ser feito junto a um especialista. Caso contrário, o sistema não funcionará direito e o local pode ficar insalubre.

 

Exaustor de parede axial

 

O de parede industrial é instalado na parede, conectando a área interna e externa para retirar gases, poeira, fumaça e outros contaminantes. Ele não é eficiente para a retirada de gases corrosivos, portanto não é aplicável em todas as indústrias.
Mesmo assim, nas aplicações industriais em que cabe, ele retira as massas de ar poluídas com precisão, podendo ser conectado a dutos ou não .

 

Tipos de exaustores axiais para indústrias
Exaustor de telhado axial

 

Assim como o de parede, o axial industrial de telhado não é indicado para exaurir gases corrosivos, mas apresenta eficiência quando o projeto exige que a remoção seja feita pela parte superior do edifício.

 


Assim como o de parede, o de telhado conecta o ambiente interno e externo diretamente, podendo ser usado com eficiência tanto para a remoção quanto para o insuflamento de ar.

 

Exaustores centrífugos

O exaustor centrífugo industrial é o mais indicado para retirada localizada com altas pressões. Ele pode ser colocado diretamente em máquinas, evitando que impurezas sejam acumuladas. Assim, se emergirem gases, materiais inflamáveis ou corrosivos e vapores, serão rapidamente eliminados .

 

Exaustores eólicos

Os eólicos também são amplamente usados e ficam em telhados. Esse modelo funciona com o vento , que movimenta suas hélices e promove a troca de ar em diversos tipos de ambientes. Eles podem ser usados em galpões, indústrias, grandes comércios e mais.

 

Exaustor portátil Man Cooler

O modelo para indústrias Man Cooler, assim como o ventilador industrial, pode ser transportado e posicionado em locais estratégicos, visando uma exaustão localizada

 


Geralmente são aplicados em locais que exigem a retirada de contaminantes, mas o sistema não precisa ser tão robusto, sendo amplamente aplicado em bocas de forno e resfriamento de peças.

 

Qual a diferença entre um ventilador e um exaustor?

A principal diferença é a função desempenhada pelo dispositivo. O ventilador é um equipamento de insuflamento de ar, enquanto o exaustor é de retirada. Ou seja, um tem a função de fazer o ar circular pelo ambiente, tornando-o mais agradável, enquanto o outro renova o ar do local.

 


Mesmo assim, há ventiladores/exaustores em que é possível alterar o sentido de rotação para atingir uma ou outra finalidade .

 

Como aplicar ventiladores e exaustores industriais?

 Um ambiente climatizado exige diferentes aparelhos, não se resumindo somente à refrigeração, mas à qualidade do ar também. Por isso, em projetos completos é necessário usar ambos os equipamentos.

 


A norma regulamentadora que fala sobre exaustores, NR 15 , explica que a exposição ao calor no ambiente de trabalho é entendida como insalubridade .

 


Quando somamos isso aos gases, poeiras e outros contaminantes, a retirada de contaminantes no ambiente industrial se mostra essencial.

 


Para ter o máximo de eficiência no projeto é necessário instalar os ventiladores em áreas mais baixas e os exaustores o mais alto possível . Como o ar quente sobe, se o aparelho responsável pela retirada não estiver alto o suficiente, não será possível trocar o ar quente completamente.

 


Além disso, eles não podem ser posicionados próximo a janelas e portas, pois forma-se uma corrente de ar viciosa , na qual o fluxo de ar entra e sai pela mesma entrada sem parar.

 


O ideal é instalar os equipamentos de entrada e saída de ar em sentidos opostos para que a troca ocorra em todo o ambiente de forma eficiente.

 

Qual o melhor tipo de exaustor?

O melhor tipo depende da necessidade e da aplicação. Para remoção localizada, o Man Cooler é o ideal. Para altas pressões e gases corrosivos, o centrífugo industrial é mais recomendado, enquanto para grandes volumes e contaminantes menores, o axial industrial é mais indicado.

 


De qualquer forma, para saber o melhor tipo de exaustor e tomar uma boa decisão é necessário entrar em contato com o fornecedor para verificar as dimensões, vazão e material de fabricação.

 

Outros equipamentos importantes para promover o conforto térmico

Tipos de exaustores e equipamentos para exaustão ventiladores

Os exaustores não funcionam sozinhos para trazer conforto em ambientes industriais , também é preciso ventiladores industriais, cortinas de ar e ar-condicionados. Mas, seja qual for o projeto, é preciso escolher os equipamentos certos.

 


O mau dimensionamento dos dispositivos fará com que eles gastem mais energia, por serem muito potentes sem necessidade, ou que trabalhem com muito esforço, por serem fracos para a necessidade.

 


É importante também combinar os diferentes aparelhos, como os ventiladores, que ficam responsáveis pela circulação de ar e remoção de contaminantes .

 


As cortinas de ar industrial , que impedem a troca de calor entre o ambiente interno e externo, a entrada de impurezas e aumentam a vida útil dos outros equipamentos, além do ar-condicionado, que é a principal peça do sistema de refrigeração industrial .

 


Os projetos de climatização para indústrias precisam ser estudados com cuidado, por isso é importante entrar em contato com profissionais qualificados. Dessa forma, o dimensionamento será preciso e a escolha dos dispositivos correta.

 


Os aparelhos da Tecnolatina são eficientes para inúmeros contextos industriais. Presente no Brasil desde 1997, fabricando e distribuindo equipamentos para ventilação e climatização de ambientes, a busca por excelência é seu diferencial.

 


A fabricante é uma das primeiras empresas nacionais no nosso ramo de atuação a conquistar o certificado ISO 9001/2000 pela BVQI.
Quer saber mais? Solicite um orçamento agora e  fale com um de nossos consultores.

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Engenheiro checando sistema de refrigeração industrial
Por Agustin Aiello 23 ago., 2022
O sistema de refrigeração industrial é essencial para garantir o bom funcionamento das máquinas. Veja 5 tipos e como escolher o melhor.
Mais Posts
Share by: