Climatizador industrial: o que é e como funciona?

Agustin Aiello • set. 19, 2022

A climatização de ambientes é fundamental para diversas indústrias que dependem da qualidade do ar. O climatizador industrial é um equipamento que promove a renovação e umidificação do local.

 

De forma geral, o climatizador funciona como um ventilador industrial aliado a um reservatório e bomba de água, usado para diminuir a temperatura e aumentar a umidade relativa do ar. Isso permite que o ambiente resfrie e que seja feita a manutenção da qualidade dele.

 

Este dispositivo projeta a massa de ar em um painel evaporativo, que conta com um fluxo de água. Quando o ar passa pelo painel, há troca de calor entre a água e o ar, além da umidificação.

 

A água evaporada confere maior umidade após resfriar, podendo diminuir a temperatura em até 12ºC. O sistema de climatização pode ser aplicado junto de outros aparelhos para otimizar a ventilação de indústrias com eficiência e segurança.

 

Ao longo deste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os climatizadores industriais, vantagens e equipamentos adicionais para melhorar o ambiente fabril. Acompanhe a leitura.

 

O que é um climatizador de ar industrial?

O climatizador para indústrias é um aparelho que refrigera ambientes por meio da umidificação. Ele também promove o aumento da produtividade através do controle térmico. Além disso, ele limpa e purifica o ar ao garantir sua renovação constante.

 

Como consequência do ambiente refrigerado, o climatizador evaporativo industrial confere mais disposição aos trabalhadores. Com um ambiente agradável, todos ficam mais dispostos a fazer suas atividades.

 

Trata-se de um equipamento que pode ser aplicado em ambientes pequenos, médios ou grandes. São eficientes para locais com alto fluxo de pessoas e para proporcionar boa distribuição de ar, temperatura e umidade.

 

Dessa forma, se mostram aliados poderosos para projetos de climatização de todos os tipos e tamanhos.

 

Como funciona o climatizador industrial?

Ele funciona pela evaporação da água, a qual permite a diminuição da temperatura por meio do contato com a água em estado líquido. Ele acontece através de uma reação endotérmica, que converte água líquida em gás.

 

Este aparelho atua usando três elementos: água, superfície úmida e uma bomba. A bomba suga o ar e o coloca em contato com a água, o que reduz sua temperatura. A função do ventilador industrial, por sua vez, é distribuir o ar climatizado para o ambiente.

 

Vantagens do climatizador de ambientes industrial

Esses equipamentos apresentam a vantagem de aumentar a umidade e proporcionar mais conforto a todos. No entanto, essa não é a única vantagem. Confira abaixo os benefícios da utilização de climatizadores na indústria:

  • promover a circulação do ar limpo;
  • eliminar a fumaça, poeira, germes e odores;
  • umidificar, resfriar e filtrar o ar do ambiente;
  • diminuir problemas relacionados a doenças respiratória, como bronquite, rinite e asma;
  • contornar o arraste de água e nebulização;
  • reduzir custos – já que consome menos energia elétrica, aspecto fundamental para contextos industriais;
  • baixos custos de instalação e manutenção;
  • dispensa compressores, circuitos de alta pressão e condensadores;
  • eliminar a eletricidade estática.


Ventilador, ar condicionado ou climatizador: quais são as diferenças e qual utilizar?

As opções mais comuns para fazer o resfriamento de ambientes são os ventiladores, climatizadores e ar condicionado industrial. Cada tipo de equipamento conta com características específicas e, juntos, operam para melhorar o ambiente dentro de uma planta fabril.

 

Ventilador

Os ventiladores são os mais econômicos e baratos. Entretanto, apresenta um risco às pessoas que têm problemas respiratórios, principalmente, porque não filtra e umidifica o ar. Sozinho, é uma alternativa inicial, mas necessita de outros equipamentos adicionais.

 

A utilização de cortinas de ar industriais também auxilia a evitar a entrada de odores e pragas no ambiente, potencializando a higienização do local.

 

Ar condicionado

O ar condicionado é o que mais proporciona conforto, mas também é o que mais consome energia e deixa o ar mais seco. Ainda assim, conta com filtros que podem melhorar a qualidade do ar em vez de apenas espalhar as partículas pelo ambiente.

 

Climatizador

Os climatizadores de ambientes industriais proporcionam a circulação e umidificação do ar por meio da evaporação de água e seu ventilador. Trata-se do mais econômico e eficiente, além de ser mais leve, o que permite que seja transportado.

 

O climatizador também é a melhor opção para manter a qualidade do ar. Já que aumenta a umidade relativa do ar, é bom para prevenir problemas com doenças respiratórias.

 

Tipos de climatizadores

O climatizador vem em diferentes modelos que vão ser mais vantajosos de acordo com a necessidade, as variedades são:

  • climatizador industrial;
  • climatizador portátil;
  • climatizador axial e de teto;
  • climatizador de parede.


Climatizador industrial

Estes modelos são mais robustos para conseguir garantir um trabalho bem feito em lugares grandes com muitas pessoas circulando e muitas máquinas produzindo calor. Seu uso neste contexto é bem comum, pois garantem a qualidade do ar, promovem o bem-estar e garantem o armazenamento de produtos com segurança.

 

Climatizador portátil

Diferente do climatizador industrial, o portátil é destinado para ambientes menores. Ele tem potência e vazão reduzida e, geralmente, não tem abastecimento de água automático. Mesmo assim, é eficiente para casas e escritórios.

 

Climatizador axial e de teto

Os climatizados axiais de teto são versáteis e eficientes. Eles podem ser instalados em dutos com saída na parede. Eles permitem projetos flexíveis e são econômicos, além de durarem bastante e serem silenciosos.

 

Climatizador de parede

Este modelo de climatizador é fixado em paredes, sendo bastante eficaz e indicado para trabalhar em lugares maiores, como galpões.

 

Os melhores equipamentos para a climatização com a Tecnolatina

Há muitos equipamentos importantes para uma climatização industrial bem feita. Os climatizadores são importantes para fazer o resfriamento e umidificação do ambiente, mas este aparelho não funciona sozinho.

 

Outros dispositivos são necessários para garantir a exaustão e até mesmo otimizar o consumo de energia. Os captores, por exemplo, ficam responsáveis por pegar os poluentes direto da fonte e jogá-los para um duto.

 

A cortina de ar industrial é outro equipamento importante para qualquer projeto. Ela cria uma barreira de ar que impede a troca de ar e de calor entre os ambientes, além de impedir que poeira, insetos e outros contaminantes entrem.

 

Como não há troca de calor, os equipamentos de refrigeração trabalham com mais folga, consumindo menos energia, além de aumentar a higiene do local porque não entram impurezas.

 

A Tecnolatina está no Brasil desde 1997, fabricando e distribuindo equipamentos para ventilação e climatização de ambientes, oferecendo as melhores cortinas de ar do mercado.

 

Como reflexo de nossa procura incansável de excelência em produtos e serviços, nos tornamos uma das primeiras empresas nacionais a conquistar o certificado ISO 9001/2000 pela BVQI no nosso segmento.

 

Quer encontrar a cortina de ar ideal para você? Fale agora com um de nossos consultores e descubra qual equipamento se encaixa melhor na aplicação da sua indústria. Solicite um orçamento agora e fale com um de nossos consultores.

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Engenheiro checando sistema de refrigeração industrial
Por Agustin Aiello 23 ago., 2022
O sistema de refrigeração industrial é essencial para garantir o bom funcionamento das máquinas. Veja 5 tipos e como escolher o melhor.
Mais Posts
Share by: