Resistência de degelo: o que é, para que serve, tipos e mais

Agustin Aiello • jul. 25, 2022

As resistências de degelo são elementos de aquecimento desenvolvidos para eliminar a geada que se forma nos equipamentos de refrigeração comerciais e domésticos. Esses componentes podem ter as mais variadas configurações, conforme o modelo de refrigerador no qual será colocado.

 

Seja no formato de resistência flexível, tubular inox, foil ou calha, sem essas peças a eficiência energética de um freezer é comprometida.

 

A resistência de degelo existe para evitar o aumento do consumo de eletricidade e o surgimento da crosta de gelo, que além de aumentar os gastos, também faz com que o refrigerador não possa ser usado adequadamente.

 

Esses resistores são desenhados para operar em temperaturas baixas e, por meio da energia elétrica, geram calor para fazer o controle da geada.

 

Algumas geladeiras que contam com essa tecnologia eliminam as camadas congeladas em 15 minutos. É importante seguir o que a empresa diz, pois acionar o resistor sem necessidade não é mais eficaz contra a geada e aumenta o consumo de energia.

 

A camada de gelo é facilmente eliminada ou nem aparece em alguns aparelhos modernos. Os modelos mais recentes contam com tecnologia de degelo automático - como o Frost Free -, que é possível graças a esses componentes de aquecimento.

 

Para que serve o resistor de degelo

A presença de geada no aparelho eleva o trabalho da resistência, aumentando o uso de eletricidade para que atinja a temperatura ideal, e deixa o compartimento com odores.

 

A resistência de degelo existe para evitar que haja queda de desempenho do equipamento. Dessa forma, o resistor permite ciclos de degelo periódicos para garantir a eficiência do sistema ao derreter a geada e impedir o aumento da carga de trabalho.

Resistência de degelo para geladeira residencial

Alguns sistemas de degelo funcionam com timer, tendo seu acionamento automatizado, e o encerramento por meio da detecção da temperatura final.

 

Entretanto, o sistema precisa ser bem desenhado para que não haja ciclos desnecessários, e para garantir menos gastos e a manutenção do desempenho do refrigerador.

 

A importância do ciclo de degelo para a refrigeração

O ciclo de degelo é fundamental para manter o consumo energético em níveis aceitáveis, pois quando a geada se forma no refrigerador acontece o bloqueio dos evaporadores, penalizando o sistema térmico.

 

Mantendo os níveis de trabalho e refrigeração dentro do projetado, a integridade e consumo elétrico não são comprometidos.

 

Tipos de degelo

Os modelos de geladeira mais recentes contam com sistemas que permitem o degelo periódico automático, sendo muito mais prático.

Resistência de degelo para geladeiras residenciais frost free

O frost-free, por exemplo, representa cerca de 40% das geladeiras vendidas. Apesar de ser o modelo mais vendido, essa não é a única maneira que o degelo pode acontecer, confira outras abaixo:

  • degelo seco;
  • degelo manual;
  • cycle defrost;
  • frost free.

Cycle Defrost

Esse método combina o degelo seco e manual, sendo o primeiro válido para a geladeira e o segundo para o freezer. Trata-se de uma solução intermediária e traz suas vantagens, mas quando comparada ao processo frost-free, não tem a mesma eficiência.


Frost Free

O modelo frost free faz uso de resistências elétricas de degelo capazes de evitar o acúmulo de geada no aparelho. Isso garante que a temperatura se mantenha estável, não comprometendo os alimentos nem a eficiência energética.


De forma geral, o gelo se acumula em lugares específicos e periodicamente há alternância entre temperaturas.


Quando o compressor começa a funcionar e a resistência passa a atuar, água quente circula por meio de tubos pelo refrigerador,
 impedindo a formação de geada.


Degelo seco

O degelo seco é bastante simples e começa com o apertar de um botão. Basta esperar que o compressor seja desligado fazendo com que a água se acumule em um compartimento. 


Após o ciclo encerrar e a água ser evaporada, o refrigerador está pronto para ser usado e o compressor liga automaticamente.


Degelo manual

Essa é a forma clássica de realizar o descongelamento de um refrigerador e estava presente nos modelos mais antigos. Ainda hoje há alguns que contam com esse processo, sendo mais acessíveis.


Esta forma de degelo consiste em desligar o equipamento e deixá-lo com as portas abertas para que a água escoe. A desvantagem desse modelo é a necessidade de acompanhar o processo e enxugar o piso.


Quais os tipos de resistência de degelo e como funcionam ?

A resistência evaporador, como também é chamada, é colocada dentro do freezer em um compartimento. Esse aquecimento pode ser feito diretamente nas paredes, impedindo a formação de gelo, ou aquecendo a água que circula pelo sistema, tendo o mesmo efeito.

Exemplos de resistência de degelo Tecnolatina para geladeiras residenciais

Trata-se do método mais comum para fazer o degelo de refrigeradores, pois, mesmo ampliando o consumo de energia, o aumento é pequeno e o componente é simples e de fácil operação. Os resistores elétricos de degelo mais usados para esse propósito são:

  • tubular de alumínio;
  • tubular revestido em metal e tubos de vidro.

Resistências tubulares de alumínio

Ela é comumente empregada em geladeiras porque não eleva significativamente a temperatura dos tubos e não causa danos às peças plásticas. Esse resistor também não danifica o isolamento do evaporador e distribui calor de forma uniforme.

 

Em contrapartida, ele apresenta uma fabricação e instalação mais complicada. Além disso, tem mais chances de exibir problemas com corrosão. Por isso, para ter certeza da qualidade do produto é preciso conhecer o fabricante do componente.

 

Tubular revestido em metal e tubos de vidro

Ambos são empregados como alternativas aos modelos de alumínio e apresentam eficiência parecida. Os dois materiais são construídos com isolantes elétricos com alta condutividade térmica.

 

Em outras palavras, significa que a eletricidade não é dissipada, ficando retida no sistema, e gerando calor como consequência. A alta condutividade térmica garante que o sistema aqueça rapidamente e de forma uniforme.

 

Além disso, é válido lembrar que os materiais escolhidos são inoxidáveis para alcançar o máximo de eficiência e vida útil. 

 

A Tecnolatina e suas resistências sob política de qualidade

Resistências de degelo Tecnolatina sob política de qualidade ISO 9001

Os resistores são fundamentais para garantir a eficiência de um refrigerador e sem um de qualidade, há mais trocas que o desejado. Isso leva a altos gastos com manutenção e compra de componentes elétricos.

 

Ao comprar resistências de degelo para refrigeração doméstica da Tecnolatina, o desempenho do freezer é sempre máximo, seja ele da Electrolux, Brastemp, Consul, Bosch, entre outros.

 

Os muitos anos de experiência em aquecimento elétrico nos permitiu desenvolver resistência de degelo para as principais marcas do mercado nos formatos tubular de alumínio, inox e muitos outros.

 

Fabricamos peças elétricas de aquecimento desde 1997 e hoje oferecemos bons preços para diversos modelos.

 

Adquirir nossos produtos é levar um alto padrão de qualidade em constante aperfeiçoamento, o que nos garantiu o certificado ISO 9001/2000

 

Quer saber mais sobre resistências de degelo, seus preços e quais são as marcas e modelos atendidos? Solicite um orçamento.

 

Fale agora com um de nossos consultores.

Você também pode se interessar por

Estratégia de Barreira de Ar, no controle de insetos voadores

cortina de ar barreira de insetos voadores
Por Prof. Giordano JCG Assessoria em Higiene e Qualidade 06 jan., 2023
Você conhece o método de barreira a insetos, usando Cortinas de Ar?
Engenheiro mexendo em climatizador industrial, o que é necessário para ter eficiência
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Confira as principais informações sobre o climatizador industrial: o que é, como funciona e entenda porque é importante para as indústrias.
Teto de indústria com diferentes tipos de exaustores
Por Agustin Aiello 19 set., 2022
Conheça os diferentes tipos de exaustores, industriais e domésticos, e saiba o que é preciso considerar para definir o equipamento corretamente.
Mais Posts
Share by: